quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ora de filosofar!!


Por alguns meses desse ano, participei como colunista do Jornal Expresso Notícias, onde gostava de escrever sobre Filosofia....agora pretendo publicar aqui os mesmos artigos que foram publicados no Jornal. Divirtam-se!



Art. publicado na 2° edição.


Maquiavel era Maquiavélico?

Indagar filosoficamente sobre a famosa frase de Nicolau Maquiavel “Os fins justificam os meios” é uma ótima maneira de avaliar as atitudes maquiavélicas dele.Seria mais cômodo acreditar abstratamente que todos os fins justificam todos os meios, mas Maquiavel tinha um fim e um meio já estabelecido concretamente, o que faz logo descartar comparações e entendimentos mal elaborados de tramóias em seus pensamentos.

Maquiavel tinha o fim concreto de preservar o estado, de fazer nascer a política, onde a atitude adotada pelo governante em seus domínios, seria única somente, para refletir a intenção de manter-se no poder, e ao lado possuía os meios da legalidade desse Estado. Sendo assim, caros leitores, Nicolau Maquiavel não era sempre Maquiavélico, pois á ele não se pode relacionar tramóias e picaretagens mesquinhas e sim, um trama claramente apresentado em “O Príncipe”, de derrotar qualquer adversário, mantendo assim a devida manutenção do Estado.

No livro “O Príncipe” fica claro que Maquiavel via o Estado possuindo uma norma de ação autoritária. Que acaba posteriormente ilustrando a política de constituição de Estados fortes.Sendo assim o trama vivido por Maquiavel era puramente totalizado ao uso da força com sabedoria, um poder político legitimado e não um mero trama picareta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário