Por alguns meses desse ano, participei como colunista do Jornal Expresso Notícias, onde gostava de escrever sobre Filosofia....agora pretendo publicar aqui os mesmos artigos que foram publicados no Jornal. Divirtam-se!
Art. publicado na 2° edição.
Maquiavel era Maquiavélico?
Indagar filosoficamente sobre a famosa frase de Nicolau Maquiavel “Os fins justificam os meios” é uma ótima maneira de avaliar as atitudes maquiavélicas dele.Seria mais cômodo acreditar abstratamente que todos os fins justificam todos os meios, mas Maquiavel tinha um fim e um meio já estabelecido concretamente, o que faz logo descartar comparações e entendimentos mal elaborados de tramóias em seus pensamentos.
Maquiavel tinha o fim concreto de preservar o estado, de fazer nascer a política, onde a atitude adotada pelo governante em seus domínios, seria única somente, para refletir a intenção de manter-se no poder, e ao lado possuía os meios da legalidade desse Estado. Sendo assim, caros leitores, Nicolau Maquiavel não era sempre Maquiavélico, pois á ele não se pode relacionar tramóias e picaretagens mesquinhas e sim, um trama claramente apresentado em “O Príncipe”, de derrotar qualquer adversário, mantendo assim a devida manutenção do Estado.
No livro “O Príncipe” fica claro que Maquiavel via o Estado possuindo uma norma de ação autoritária. Que acaba posteriormente ilustrando a política de constituição de Estados fortes.Sendo assim o trama vivido por Maquiavel era puramente totalizado ao uso da força com sabedoria, um poder político legitimado e não um mero trama picareta.
Enfim, Férias!!! Não aguentava mais tanta coisa ao mesmo tempo, esse ano para mim foi surpreendente... faculdade, emprego, paixões. Talvés tenha sido tudo que eu almejei, mas poxa, foi difícil de aguentar ate o final! A faculdade é tudo que sonhei, muito dificil = muitas noites estudando (rsrs), mas foi assim que adquiri conhecimentos importantes para meu futuro. O trabalho foi a conquista de independência, foi novas amizades, novos caminhos, paciência e agilidade, foi bom, muito bom enquanto durou. Paixões, foram as mais diferentes até hoje, não foram muitas, mas foram as certas, as que realmente tinham que acontecer. Foram para mim aprendizado, muito aprendizado por sinal. Mas agora, no final do ano é a hora de clicar no Alt+F4 e fechar tudo, para que em 2010 começe tudo realmente novo. Minhas escolhas estão feitas, tudo já decido para iniciar o ano. Agora a ação é curtir as férias ao máximo, muitas festas, lugares novos, pessoas novas (quem sabe uma nova paixão), e simplesmente, aguardar fevereiro chegar junto com as aulas, o novo emprego e as aventuras que 2010 concerteza está reservando para mim!
Resolvi ter um espaço para falar de mim, falar o que penso, contar coisas minhas. Idealizei esse espaço hoje, com a esperança que permaneça durante todo o ano que está por vir. E que assim, eu me sinta melhor a cada dia, podendo dividir minhas experiências, minhas alegrias e desapontos. Enfim, penso que nesse espaço poderei ser eu mesma, a Nathália Martins que você ainda não conhece!